Resenhas

Resenha: “Eva. Vanguarda”, Ane Costa

📚✨ Oi, meus beletristas! Tudo bem com vocês? Por aqui está tudo ótimo, apesar do caótico fim de semestre. Mas uma leitura que aliviou meus dias foi: “Eva. Vanguarda”, escrito pela autora Ane Costa. É o primeiro contato que tive com a escrita da autora através de minha parceria com a BJ Assessoria Literária e, devo confessar: que escrita envolvente! Eu tive várias sensações ao decorrer do livro e me diverti conhecendo a Eva.

Para vocês também ficarem tentados a ter a honra de conhecê-la, deixe-me antecipar: ela não é uma personagem literária como qualquer outra. Eva parece ter saído do mundo real e ficado presa no mundo literário, tamanha realidade que ela nos demonstra. Mas por que digo isso?

Começando pelo fato de que a história se inicia quando Eva deixa o Brasil para cursar sua faculdade na Inglaterra. Qualquer outra história traria apenas as rosas de se estar em outro país com uma outra cultura, mas Eva mostra também os espinhos. Aqui, vamos ver o que ela passa por ser uma mulher negra e brasileira tentando conquistar seu lugar no mundo, como: uma colega de apartamento que a exclui e a chama de “exótica”, uma professora preconceituosa, um cara que manda prendê-la por algo que ela não cometeu e assim vai.

Mas engana-se quem pensa que Eva aceitará isso calada. Ela luta tão bravamente por cada ideal seu que chega a ser inspirador. No entanto, ela também mostra ser orgulhosa e às vezes chega a trair seus próprios conceitos. Eva é humana, se engana e comete erros, mas mostra como aprendeu com eles; e é exatamente por isso que a história dela carrega tanta humanidade. Além disso, conhecemos personagens complexos que vão evoluindo junto com Eva: Lucas, Brandon… São personagens que mais parecem pessoas reais, pois também cometem falhas e nos irritam, e é por isso que são tão interessantes.

Além disso, a autora trata temas importantíssimos como xenofobia, racismo e machismo, trazendo passagens que nos fazem refletir bastante. Eu super recomendo vocês se aventurarem na realidade de Eva, garanto que além de boas risadas, irão precisar fechar o livro para refletir. 🙂

Fica a dica e até o próximo post, beletristas! 📚✨

Sobre a autora

Caminho entre letras e sonhos: sou uma eterna apaixonada pelas viagens que as páginas amareladas de um livro pode me levar. Cada página virada é uma nova aventura; em êxtase entro só de pensar. Amo tudo o que me faz expandir esse universo que eu sou; amo olhar minha estante pensando na próxima aventura em que embarcar eu vou. Entrando em sintonia comigo mesma, sou uma louca alucinada pelas belas letras.

Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários! ♥

%d blogueiros gostam disto: