Resenhas

Resenha: “Simon vs. A Agenda Homo Sapiens”, Becky Albertalli

📚💗 Oi, meus beletristas! Como muitos de vocês já sabem, junho é o mês do orgulho LBTQI+ e, pensando nisso, trouxe uma indicação do melhor livro que li cujos personagens fazem parte deste grupo. E este livro é “Simon vs. A Agenda Homo Sapiens” ou “Com Amor, Simon”! <3

Talvez muitos já tenham ouvido falar por conta do filme (que eu ainda não assisti por não encontrar em nenhuma plataforma stream por enquanto), mas garanto a vocês que o livro é muito melhor. Primeiro que é muito similar a um filme, já que você não consegue largar até terminar hahahaha foi o que aconteceu comigo!

Simon é um adolescente de dezesseis anos e é gay, porém, até agora, mantém isso em segredo. Somente quem sabe é seu amigo/namorado virtual com quem troca e-mails diariamente e se chama Blue, codinome de algum boy misterioso que Simon morre de curiosidade para descobrir quem é, mas até então não se sente preparado. Mas… tudo muda quando Simon esquece seu e-mail aberto e o “valentão” da escola, Martin, lê as conversas de Simon e Blue e passa a chantagear Simon. E agora? O que Simon fará para evitar seu segredo ser descoberto por todos? E pior, seu relacionamento com Blue correr ao risco de acabar sem nem ter de fato começado?

É com essa premissa que Becky Albertalli nos traz uma história cativante, apaixonante e fluida, sendo impossível de largar, tamanha curiosidade que ela nos deixa em descobrir quem é o tal Blue. Eu nunca li um YA tão viciante na minha vida quanto este! Sério, eu virei a noite só para terminar a história, do tanto que me prendeu. Blue e Simon são um dos casais literários mais fofinhos que já vi, e a construção dos personagens que a Becky nos traz é magnífica – ela retrata o Simon com uma representatividade e normalização acerca do fato de ele ser gay incríveis. Só pontos positivos nessa história!

Além disso, temos uma escrita super leve e a presença de primeira pessoa, o que nos faz sentirmos cada dilema vivido por Simon. Temos também a abordagem leves de temas mega pesados como racismo, cyberbullying e, claro, a homofobia. É uma ótima leitura para deixar o coração quentinho e de quebra sair da ressaca literária!

Espero que curtam a indicação e até o próximo post, beletristas ✨

Sobre a autora

Caminho entre letras e sonhos: sou uma eterna apaixonada pelas viagens que as páginas amareladas de um livro pode me levar. Cada página virada é uma nova aventura; em êxtase entro só de pensar. Amo tudo o que me faz expandir esse universo que eu sou; amo olhar minha estante pensando na próxima aventura em que embarcar eu vou. Entrando em sintonia comigo mesma, sou uma louca alucinada pelas belas letras.

(2) Comentários

  1. Wash Masters diz:

    Seu texto é incrível, a maneira como utiliza as palavras como conduz o leitor é única. Vou procurar pelo livro, muito obrigado pelo texto e pela indicação <3

    1. Fico lisonjeada e muito feliz que você irá procurar pelo livro, eu que agradeço pelo carinho <3

Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários! ♥

%d blogueiros gostam disto: