Resenhas

Resenha: “A Filha Ideal”, Aione Simões

📚✨ Oi, meus beletristas! Hoje trago a resenha de um conto que devorei em um dia, de tão envolvente que é a escrita da Aione.

Aione Simões é booktuber, escritora, book blogger e minha veterana da Letras – USP. Conheci a escrita dela através da antologia de contos “Vidas na Noite“, depois li o livro “Escrito nas Estrelas?” (meu preferido dela até então), o conto “Cinco Minutos“, e, por último, li recentemente este conto “A Filha Ideal“.
A escrita da Aione é fluida, sempre nos transporta para dentro da história fazendo a gente se envolver tanto que esquece da realidade. Sempre que preciso de ler uma escrita mais leve e que ao mesmo tempo me faça refletir, recorro à Aione. Ela sabe nos trazer temas muito importantes sem utilizar vocabulários cansativos e isso eu admiro muito nela!

Antes de irmos para a resenha em específico, gostaria de destacar um fato super interessante envolvendo A Filha Ideal. A obra faz parte da coletânea “Femme Fatale“, projeto da Increasy Consultoria Literária que reúne várias autoras nacionais para recriarem as princesas dos contos de fadas trazendo-as para o mundo contemporâneo. Por ora, eu conheci apenas o conto da Aione, mas estou louca para conhecer a escrita das outras autoras desse projeto lindo!
A Filha Ideal, portanto, é uma releitura da princesa Jasmine, de Aladdin.

Em A Filha Ideal, temos a protagonista Yasmin (uhu! minha xará 😍), cantora brasileira de sucesso. Yasmin é conhecida como “a filha ideal” por ter uma reputação de “boa moça”, afinal, Yasmin corresponde a todos os padrões da sociedade: é educada, não se envolve em polêmicas, não fala palavrão, é simpática e meiga com tudo e todos… e toda essa perfeição encanta seu pai e empresário, o Sultão do meio musical.

Contudo, por conta de a agência de seu pai ter praticamente falido, ele envolve-a em um contrato milionário que pode salvá-lo. Para isso, porém, não bastasse a rigidez de seu pai para preservar a imagem de Yasmin, o contrato traz regras ainda mais rigorosas. Apesar de amar seu pai e entender que ele faz de tudo por sua filha, Yasmin começa a se questionar se vale a pena trocar sua verdadeira identidade para satisfazer aos outros. Conseguirá Yasmin, em meio a tantas repressões, renascer no mundo da fama com sua verdadeira identidade, criando suas próprias músicas e sendo ela mesma sem amarras?

A Filha Ideal é um conto que em tão poucas páginas traz uma grande reflexão acerca do lugar da mulher na sociedade. Yasmin é uma representação do que acontece com muitas mulheres hoje em dia no meio artístico: limitações e restrições a quem elas realmente são, apenas para se encaixarem nos moldes da sociedade. Trazendo uma história divertida, Aione mistura diferentes gêneros textuais como diário, letras de músicas e blogs, fazendo-nos entrar na vida de Yasmin de tal forma que conseguimos sentir suas emoções e seus conflitos juvenis internos, sua busca pela verdadeira identidade e sua quebra de padrões. A reflexão que esse conto me trouxe foi tão imensa que até mesmo citei em um trabalho da faculdade!

Fica a indicação para quem busca histórias leves, mas que possam levantar questionamentos importantíssimos! 🙂

Até o próximo post, meus beletristas 📚💖

Sobre a autora

Caminho entre letras e sonhos: sou uma eterna apaixonada pelas viagens que as páginas amareladas de um livro pode me levar. Cada página virada é uma nova aventura; em êxtase entro só de pensar. Amo tudo o que me faz expandir esse universo que eu sou; amo olhar minha estante pensando na próxima aventura em que embarcar eu vou. Entrando em sintonia comigo mesma, sou uma louca alucinada pelas belas letras.

Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários! ♥

%d blogueiros gostam disto: