Resenhas

Resenha: “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”, Elena Favilli e Francesca Cavallo

“Para as garotas rebeldes de todo o mundo: Sonhe grande, mire distante, lute com bravura e na dúvida, lembre-se: você está certa.”

– Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Oi, beletristas! Vamos falar de mulheres empoderadas? ❤️

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes é um livro que traz cem pequenas biografias em formato de contos sobre mulheres que realizaram feitos extraordinários, tanto na arte como na história, tais como rainha, imperatriz, presidenta, política, ativista, esportista, cientista, astrônoma, escritora, pintora, entre diversos outros cargos.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes  | Elena Favilli & Francesca Cavallo| V&R Editoras| edição 2017 | 220 páginas | Nota: ★ ★ ★ ★ ★


Tais biografias, ocultadas pela nossa história misógina, revelam grandes mulheres que enfrentaram obstáculos preconceituosos e ideias de que elas jamais poderiam ou conseguiriam realizar o que queriam simplesmente por serem do sexo feminino. As 100 mulheres – de inúmeras mulheres magníficas existentes no mundo – mostradas no livro mostram que TODA MULHER PODE SER LIVRE PARA SER O QUE QUISER. Basta acreditar, querer e fazer acontecer, ignorando qualquer comentário machista e opressor.

Desde Elizabeth I e Frida Kahlo a Anne Frank e Malala Yousafzai, o livro traz a inspiração que toda menina/garota/mulher precisa para seguir em frente e jamais desistir de seus sonhos, jamais deixar de lutar pelos seus direitos e por sua paz. Esse livro deveria substituir nossos contos de fada tão retrógrados, e que em vez de princesa indefesa, toda menina enxergasse que dentro de si possui uma mulher valente esperando para ser solta. Basta abrir os olhos e descobrir que nós, mulheres, podemos tudo e qualquer coisa. E que nada nem ninguém pode nos tirar o poder de mudar o mundo.

O livro ainda acompanha duas páginas no final para você escrever sua própria história e seu retrato, para mostrar que cem histórias inspiradoras não bastam para mostrar a quantidade de mulheres incríveis que existem nesse mundo. Esse livro deveria ser o “conto de fadas contemporâneo”, para mostrar que nenhuma mulher está sozinha, e que assim como essas mulheres fizeram a diferença, cada mulher desse mundo jamais deve se esquecer que traz em suas mãos o poder de mudar, de transformar e de revolucionar.

*Fotografia autoral, mas background de autoria do app “Canva”.

Curtiu minha indicação? Compre esse livro incrível comigo no link abaixo! ♥

Sobre a autora

Caminho entre letras e sonhos: sou uma eterna apaixonada pelas viagens que as páginas amareladas de um livro pode me levar. Cada página virada é uma nova aventura; em êxtase entro só de pensar. Amo tudo o que me faz expandir esse universo que eu sou; amo olhar minha estante pensando na próxima aventura em que embarcar eu vou. Entrando em sintonia comigo mesma, sou uma louca alucinada pelas belas letras.

Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários! ♥

%d blogueiros gostam disto: